segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Planeje muito bem o Fogo do Conselho

fogo_conselho

Por Átila Santos

O planejamento, a programação e o trabalho, são os elementos
básicos para que possamos dirigir qualquer Fogo do Conselho, podendo receber um nome diferente de acordo com o motivo. Por exemplo: Fogo Árabe, Fogo de Aniversário, entre outros.

a cerimônia não precisa ser uma atividade fechada, por isso existe a liberdade de a patrulha/unidade partir antes de seu término (ex. todas as crianças da patrulha estão dormindo). Quando isso acontecer, deve-se realizar uma curta despedida (sem discurso) a caráter, com prévio
entendimento com o Mestre de Cerimônias – o coordenador do Fogo do Conselho.

O encerramento deve ser feito com uma oração, pela maior autoridade presente (não confundir com o Chefe do Fogo).

A duração da reunião é variável sendo uma hora e trinta minutos (1h30), um bom tempo, pois assim não torná a cerimônia cansativa ou enfadonha.

“Fogo do Conselho é bom para levantar o moral dos meninos”.

Por outro lado, para que o Fogo de Conselho alcance seus objetivos, devemos observar os seguintes pontos:

1) Previsão: 1 hora
a) Programa: Como conduzi-lo;
b) Partes: Canções, histórias, Aplausos;
c) Cenas: Esquetes, paródicas, pantominas, etc.;
d) Discussão Dirigida (fogo íntimo);
Duração: 30 minutos.

2) Organização
Qual seja o motivo do Fogo do Conselho, os cuidados são os
mesmos para a confecção do programa:
a) Livros de sugestões, cadernos de canções e assuntos
b)Pincéis (atômico, P.C.), papel, cartolina, etc., para escrever canção demonstrativa no Fogo;
c) Perguntar a si próprio:
- Qual é a intenção?
- Qual é o objetivo?
Publicidade, diversão, reunião, congração ou adestramento.


3) Representações
a) Agregação de Patrulhas/Unidades – apresentações só de patrulhas/unidades;
b) Agregações de Tropas/Clubes – apresentações só de tropas/clubes;
c) Moral da lei, do voto. – representações.

4) Lembrar
a) A abertura é 75% do êxito;
b) O encerramento confirma o êxito;
c) O modo é fácil;
d) O animador é parte do sucesso;
e) Nunca iniciar com uma canção desconhecida;
f) É recomendável iniciar com um quebra-gelo (canções alegres e
vibrantes como: Yêpo, Canção do Periquito, etc);
g) É necessário uma equipe para a direção e para dar a continuidade ao fogo;
h) Para encerrar, é conveniente uma canção moderada, como
preparação para a oração (a canção KUMBAIÁ tem caráter espiritual e pode substituir a oração final, dependendo naturalmente do Dirigente do Fogo);
i) O“aplausos” devem ser selecionados, inventados e preparados
com antecedência. Entretanto, poderão ser apresentados novos
aplausos, caso seja oportuno.

Net-463
Algumas recomendações para que o programa fique bem organizado:
- Usar monitores/conselheiros para programar;
- Monte um programas simples e variado;
- Poucas regras, mas fazer observá-las;
- Ter material disponível;
- Certificar-se de que todos sabem o que fazer;
- Certificar-se de que a Patrulha/Unidade de Serviço fez tudo certo e a seu tempo.

Segue abaixo um modelo básico para um fogo do conselho:
- Cerimônia de abertura;
- Quebra-gelo (canção);
- Jogos, brincadeiras;
- Danças;
- Histórias;
- Canções;
- Cerimônias (investidura em classe / aceitação de lenço);
- Minuto do Chefe;
- Cerimônia de encerramento (canção calma e oração).


Para facilita a vida, existem as Fichas de planejamento que pode auxilia-los para:

- Colher dados;
- Passá-los para o “desenvolvimento do Programa” variando bem.
- Listar canções, aplausos, brincadeiras , para eventualidades.

CLIQUE AQUI e pegue um modelo de ficha para orienta-lo.


Obs.: Assegure-se que cada item do Fogo de Conselho está dentro
do espírito. Preencha as fichas a seguir e colete os dados. Organize o programa, levando em conta o tempo e a dosagem (variedade) para não se tornar enfadonho, passando os dados para a ficha de Programação.

É isso ai…agora é só fazer o melhor!

Sempre Alerta para Servir! Maranatha!

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