segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A menor e a maior orquídea do mundo


DenSecondLoverLittleKissHIBRIDO_thum

Por Átila Santos

Para quem é afixionado por plantas e especialmente por orquídeas, esta ai uma especialidade muito bacana de ser conquistada pelos EN41 desbravadores.

Orquídeas são o foco de colecionadores em todo o mundo, que fascinam pessoas de todas as idades. Poucas plantas foram tão amadas quanto as orquídeas na história da humanidade quanto elas e poucas plantas na natureza conseguiram atingir uma gama tão variada de formas e cores quanto as orquídeas, desde in natura como por cruzamento.

Veja abaixo um exemplo de orquídea que já vem com seu inseto de fábrica

draftlens2168079module1 Kent

Orquídea Mosca - Ophrys insectifera

Essa maravilha da natureza trata-se da Orquídea Mosca - Ophrys insectifera, nativa da Europa e abundante em locais com solo alcalino.

Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais que vão esperando uma cópula, mas ao pousarem e notarem que inseto da planta é falso voam para outra, carregando o pólen da primeira. Como a segunda planta também é mimetista, proliferando assim espécie. Para aumentar suas chances de polinização, ela imita até o feromônio do inseto, os atraindo. fonte

Como as orquídeas variam muito, é natural que elas acabassem oferecendo toda sorte de formas curiosas.

Ghost_Orchid2

Orquídea Fantasma - Polyrrhiza lindenii na América ou
Dendrophylax lindenii na EuroÁsia

Esta é uma orquídea epífita, ancorada em uma rede de grande massa emaranhada em uma árvore. É encontrada em altitude, florestas pantanosas no sudoeste da Flórida e Cuba, estando em extinção na natureza.

Outra orquídea muito estranha é a Orquídea Cara-de-Macaco ou Platanthera integrilabia.

Monkey_Faces_Orchid-thumb-500x

Orquídea Cara-de-Macaco ou Platanthera integrilabia

Existem orquídeas das mais variadas e curiosas formas, cores e tamanhos.

Recentemente, foi descoberta a menor orquídea do mundo. A planta é do tamanho desta letra: O

2mmorchid

As folhas da pequena flor são transparentes porque incrivelmente elas tem a espessura de uma única célula! A flor com menos de dois milímetros, foi descoberta por acidente, quando o pesquisador americano Lou Jost achou a flor no meio das raízes de uma outra flor, obtida na reserva ambiental de Cerro Candelaria nos Andes. fonte

Para efeito de contraste, a maior orquídea do mundo é a Grammatophyllum speciosum que pode alcançar facilmente os 900kg, sendo comum ultrapassar uma tonelada.

grammspeciosum

Quando madura esta planta gera dez mil flores. O pseudobulbo desta orquídea atinge cerca de três metros de diâmetro! Ela pode ser encontrada na Malásia, nas ilhas Salomão, Sumatra, Filipinas, Papua e na Nova Guiné. A maior planta desta espécie já descoberta foi em 1851 e ela atingiu duas toneladas de peso. Em altura, esta planta chega a três metros, e suas flores medem cerca de 10cm. Graças ao seu padrão, ela é conhecida popularmente como orquídea tigre. fonte

Polinização natural de orquideas

É isso ai…

Monte um Rádio de Galena

galena1

Por Átila Santos

Me lembro quando criança a grande curiosidade que eu tinha sobre a construção de circuitos eletronicos, até mesmo de rádios, no qual junto a um primo construimos uma rádio num campinho próximo a nossa casa, numa barraca que montamos como clubinho. Uma época mágica para nós!

Ainda hoje muitas crianças são facinadas na nesse tipo de empreitada e por isso vamos ensinar como montar esse tipo de rádio.

O rádio de galena é um dos receptores mais simples de modulação AM que se pode construir. Ele utiliza o mineral galena, um dos primeiros semicondutores utilizados, ou seja, antes do germânio e do silício. Ele depende de uma antena de grande extensão, normalmente de 15m de fio cru, um circuito ressonante, formado por uma bobina em um capacitor, em que um deles é variável, sintonizado na freqüência AM de interesse, passando por um circuito retificador formado pelo diodo de galena associado com um circuito "passa-baixa" do tipo RC - resistor-capacitor, que filtra as altas freqüências. O sinal, sintonizado, retificado e filtrado é transmitido diretamente a um alto-falante.

O rádio de galena não necessita de fonte externa de energia para produzir som audível no monofone: toda a energia é captada pela antena de grandes dimensões, tipicamente de 1/2, 1/4 e 1/8 do comprimento de onda a ser sintonizado.

O primeiro passo é conseguir o material necessário para a montagem do receptor. Parte desse material pode ser obtido de um rádio de sucata.

Lista de materiais:

1. Uma base de madeira com 25cm X 25cm
2. Tubo de fenolite ou papelão de 3" X 3"1/4
(7,5 cm de diâmetro X 8 cm de comprimento)
3. Tubo de fenolite ou papelão de 2"1/4 X 1"1/2
(5,5cm X 3cm)
4. Cristal de galena (ver detalhes no descritivo)
5. Capacitor de .002 Microfarads (2 nano)
6. Fone de ouvido de alta impedância
(mínimo de 1 kohms)
7. Eixo de sintonia
8. Bornes para conexões
9. Soquetes de válvula
10. Solda
11. Fio de cobre de 24 a 32 AWG
12. Parafusos diversos

galena2

De posse do material, iniciamos a construção das bobinas, onde deveremos seguir a risca todos os detalhes construtivos.

Os tubos podem ser de fenolite, (dificil de se encontrar atualmente), de papelão, de plástico ou outro material isolante. O importante é que tenham as dimensões bem aproximadas indicado na lista de materiais.

Como sugestão, pode-se utilizar cartolina para construir os tubos.

O diâmetro do fio para confecção das bobinas não é crítico, podendo variar de 24 AWG até 32 AWG, "uma boa idéia é aproveitar o fio de cobre secundário de um transformador de saída de audio queimado".

Este rádio de galena emprega sintonia tipo varycoupling - variação do acoplamento das duas bobinas no lugar do capacitor variável de sintonia. O varycoupling nada mais é que duas bobinas em série, sendo que a bobina menor gira de forma axial dentro da bobina maior.

galena3

Circuito do rádio de galena.

Para melhor entendimento, analise o circuito do rádio acima.

As duas bobinas indicadas por 13 turns (13 voltas), fazem parte do enrolamento fixo (stator section), ou seja, são enroladas na fôrma de maior diâmetro.

Na verdade ela é somente uma bobina com 26 voltas, enrolada com um espaçamento no centro, para dar lugar à passagem do eixo que irá movimentar a bobina do rotor.

A bobina indicada por 30 turn, faz parte do rotor (rotor sect.), que tambem possui um espaçamento no meio, ou seja, será enrrolada em duas etapas de 15 voltas.

galena7

Com o desenho ao lado, podemos facilmente verificar como ficará a construção das bobinas externa e interna que compõem o varycoupling
Note que a conexão da bobina interna (rotor) com a bobina externa é feito com fio flexível (flex leads). Use um fio de cone de auto-falante, vendido em casas de conserto destes componentes.
Outra particularidade na construção das bobinas, é o sentido de enrolamento das mesmas. Notar pelo desenho que o sentido de enrolamento do rotor é inverso ao do estator. O estator é enrolado no sentido horário e o rotor no sentido antiorário.

galena6

Agora vamos construir o alojamento da pedra de galena.

Como podemos notar na figura ao acima, para acondicionar o cristal de galena, foi utilizado um soquete de uma válvula queimada de 4 pinos, tipo 80 (retificadora), porém um soquete de válvula de 8 pinos ou outra qualquer que tenha sua base de baquelite, servirá para nosso propósito.

O crital de galena, nada mais é que um diodo semicondutor, em estado natural, e para sua utilização, teremos que ter dois contatos com o mesmo.

O primeiro contato será feito, envolvendo o cristal de galena com estanho (crystal holder). Para isso, providencie uma caixinha do tamanho aproximado de um dedal que caiba dentro do soquete da válvula. Coloque a pedra de galena dentro desta caixinha e com o ferro de solda, vá derretendo o estanho até que o mesmo atinja metade do cristal. Veja na ilustração acima.

Após o estanho esfriar, desenforme da caixinha e com um leve toque do ferro de solda, solde um pedaço de fio no bloco de estanho que está fixando o cristal.

Este fio deverá ser soldado em um dos pinos do soquete da válvula.

Providencie a soldagem de um outro pedaço de fio, em outro pino do soquete. Este segundo fio, será o outro contato do cristal, indicado no desenho como "positive contact on cristal". Faça um furo na lateral do soquete da válvula e fixe com parafuso o segundo fio junto com um pedaço de arame de aço ou alfinete de fralda, para que este contato tenha efeito de mola. Após concluida todas as conexões, fixe o cristal com sua base de estanho, no soquete da válvula, utilizando vela derretida ou parafina.

Se voce conseguir chegar até este ponto, terá construido um dispositivo bem próximo do que era conhecido nos velhos tempos como "Bigode de Gato",(Catwhisker).

galena4

Bem, aí está uma visão de como ficará nosso rádio de galena.
Neste ponto, ficou faltando o acoplamento do rotor com o estator. Para isso, usei um eixo de sintonia daqueles que eram usados em velhos rádios tipo rabo quente, para girar a cordinha do dial.

Este eixo é composto de uma bucha com rosca nas duas extremidades, que será fixado com duas porcas no estator, tendo no interior desta bucha, o referido eixo que terá uma de suas extremidades colada ou parafusada ao rotor.

Este ponto da montagem deverá ser feito com muita cautela para que o alinhamento do rotor em relação ao estator seja o mais centralizado possível, evitando que o tubo da bobina interna raspe no tubo da bobina externa.

Através das fotos, tenho certeza que não haverá maiores dificuldades na montagem deste rádio de galena.

Finalizando, a pedra de galena é um dos pontos críticos nesta montagem.

Em todo caso, se voce não conseguir a pedra de galena, poderá substituí-la por um diodo de germânio destes usados em rádio transistorisado, na etapa detetora, cujo efeito será o mesmo, porém não tão original.

Para funcionar nosso rádio de galena, vamos precisar de uma boa antena e um bom fio terra, juntamente com um fone de ouvido de alta impedância e uma dose extra de paciência para procurar as estações. Se chegou até aqui na montagem, voce é persistente o bastante para fazê-lo funcionar.

É isso ai…

Papai Noel dos Correios 2009

tela_correios

Por Átila Santos

Foi lançado nacionalmente, no dia 17 de novembro, a edição 2009 do projeto Papai Noel dos Correios. De todos os programas desenvolvidos pela ECT, sejam da área ambiental, social ou esportiva, este é o mais conhecido pela população e, com certeza, o que mobiliza um número cada vez maior de voluntários.

O projeto surgiu há muitos anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas; outros envolviam também a comunidade. Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da empresa. Em 2008, os Correios receberam 1.078.711 cartas, das quais 464.481 foram adotadas e 365.446 respondidas.

foto_grande_1 Uma das principais atividades do projeto é responder, em nome do Papai Noel, a cada carta enviada, demonstrando carinho e atenção à criança e preservando a magia do Natal. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, o projeto visa atender aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, estimular o voluntariado dentro e fora da empresa e incentivar a solidariedade dos empregados e da sociedade.

Como funciona hoje?
Serão aceitas no projeto cartas manuscritas de crianças de até 10 anos, recebidas no período de 17/11 a 5/12/2009. Para adoção, será dada prioridade às cartas escritas por crianças que não tenham sido contempladas com presentes no ano passado, que contenham pedidos de brinquedos e que indiquem condição socioeconômica familiar condizente com o projeto. Serão descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou com endereços repetidos. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do remetente, com CEP.

noticia_papai_noel_correios_02

Pessoal do Ministério Público fazendo a leitura de cartas do projeto

Todos os esforços serão feitos pelos Correios para que tanto os presentes doados quanto as respostas às cartas das crianças sejam entregues até o dia do Natal.

Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, atuando como voluntária na leitura e triagem das cartas ou adotando um pedido. Basta entrar em contato com a “Casa do Papai Noel” de sua região, telefones no site dos Correios: www.correios.com.br ou cadastre-se nos links abaixo:

btn_voluntarios_h btn_entidades_h

Faça você também uma criança sorrir neste Natal. Participe!

É hora de planejamento!

chess-poster

Por Átila Santos

O mês de dezembro chegou e para a maioria dos clubes e grupos é o merecido período de férias para as crianças e algum descanço para os adultos, mas nisso tudo tem um pequeno detalhe – É hora de planejar!

Todos nós vivemos planejando alguma coisa, ele é um comportamento humano muito natural, onde que para realizar nossos sonhos precisamos determinar objetivos específicos e mensuráveis com prazos finais realistas e alcançáveis.

”Planejamento é a espinha dorsal do evento. É ele que dá o norte, que define o rumo para onde se deve ir, onde obter a sustentação econômica.”
Vanessa Martins – gestora de eventos


“O planejamento não é um ato isolado, deve ser visualizado como um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam o alcance de objetivos previamente estabelecidos”.

Marisa Canton – estudiosa do terceiro setor

Grande parte dos problemas enfrentados pelos clubes sobre o programa e as atividades do ano poderiam ser solucionadas com o planejamento anual, e é nesse momento do ano, que tudo isso deve começar a ser pensado.

O primeiro passo de tudo é a realização de um bom TBD - Treinamento Básico de diretoria, junto aos oficiais escolhidos e os possíveis membros da diretoria (conselheiros, tesoureiro, capelão entre outros) antes de colocar a mão na massa.

Treinamento Ideal
Treimento – um dos pontos primordiais para o sucesso do clube/grupo

Agora depois de todos saberem suas funções, reunaos e liste junto com o calendário eclesiástico da associação/missão, calendário da região e da igreja todos os eventos obrigatórios para o clube e os que ele pode participar em cumprimento a requisitos dos cartões como “Semana Santa”, “Programa do Dia de Finados” entre outros. A premisa de tudo isso, é que as atividades para cumprimento dos cartões devem sempre ser colocadas em primeiro lugar dentro do planejamento anual, pois eles e as especialidades são a base fundamental do funcionamento do clube de desbravadores.

Algumas atividades são excênciais para calendário anual como:

  • Acampamentos (pelo menos 2);
  • Caminhadas (pelo menos 1);
  • Passeios (pelo menos 1 a cada 2 meses);

Muitos clubes preferem montar o planejamento para 6 meses, mas particularmente, depois de anos de experiência, o planejamento anual é a melhor escolha.

Acampamento Final 2007 002

Acampamento, a melhor escola

Depois de preparado o planejamento anual, deve ser preparado junto aos conselheiros o calendário de cada classe, pois cada cartão tem o seu próprio rítmo e didática de trabalho, mas sempre integrado ao calendário anual do clube.

Após esse processo, que particularmente é muito desgastante pois é muito material para ser feito em pouco tempo, 2 meses antes de cada programa a diretoria deve se reunir para planejar todos os detalhes do evento – tema, convites, música, decoração, lanche, fotografia entre outros.

Ah! E não se esqueça de montar um cronograma de especialidades que serão feitas durante o ano.

O calendário de especilidades deve ser adequado de acordo com as especialidades de cada classe, quanto mais especialidades vcs puderem aglutinar de cada classe juntas melhor. Exemplo: se uma classe precisa de uma de natureza e companheiro tb, colocar as 2 juntas, assim cumprem as 2 classes e recebem a mesma especialidade.

Nunca se esqueça, o sucesso dos desbravadores é um cartão bem feito sem pressões e as especialidades!

O planejamento não é uma tábua de salvação para todos os problemas do clube/grupo, mas ameniza os problemas que podem surgir!

Se você quer ter um norte de como montar o planejamento do seu clube/grupo, baixe AQUI um exemplo de planejamento anual de clube e AQUI de calendários das 6 classes dos desbravadores e AQUI do cronograma de especialidades.

Um outro material legal é esse sobre planejamento de eventos! clique AQUI e se divirta!

Com toda certeza isso vai te ajudar muito!

Aprenda a escrever na areia

Deserto

Por Ana Flávia Paresqui*

Dois amigos Mussa e Nagib, viajavam pelas estradas e sombrias montanhas da Pérsia, acompanhados de seus ajudantes, servos e caravaneiros.

Certa manhã chegaram às margens de um rio onde era preciso transpor a corrente ameaçadora. Ao saltar de uma pedra o jovem Mussa foi infeliz, falseando-lhe o pé e precipitando-se no torvelinho espumejante das águas em revolta. Teria ali morrido, arrastado para o abismo se não fosse Nagib, que sem hesitar, atirou-se na correnteza e, lutando furiosamente, conseguiu trazer a salvo o companheiro de jornada.

O que fez Mussa? Chamou os seus mais hábeis servos e ordenou-lhes que gravassem numa pedra esta legenda :

"Viandante! Neste lugar, durante uma jornada, Nagib salvou heroicamente seu amigo Mussa".

Seguindo viagem de regresso às terras, sentados numa areia clara, puseram-se a conversar e por motivo fútil, surge, de repente, uma desavença entre os dois companheiros.

Discordaram, discutiram e Nagib num ímpeto de cólera, esbofeteou brutalmente o amigo.

O que fez Mussa? O que farias tu, em seu lugar? Mussa não revidou a ofensa. Ergueu-se e, tomando seu bastão, escreveu na areia clara:

"Viandante! Neste lugar, durante uma jornada, Nagib, por motivo fútil, injuriou, gravemente, seu amigo Mussa.

Um dos seus ajudantes observou respeitoso. "Senhor! da primeira vez, para exaltar a abnegação de Nagib, mandaste gravar, para sempre, na pedra, o feito heróico. E agora, que ele acaba de ofender-vos, tão gravemente, limitais a escrever na areia incerta o ato de covardia. A primeira legenda ficará para sempre. Todos os que transitarem por esse sítio, dela terão notícia. Esta outra, porém, riscada no tapete de areia, antes do cair da tarde, terá desaparecido como um traço de espumas entre as ondas do mar.

Respondeu Mussa:

"É que o benefício que recebi de Nagib permanecerá para sempre em meu coração. Mas a injúria, essa negra injúria, escrevo-a na areia, com um voto, para que depressa se apague e mais depressa ainda, desapareça da minha lembrança.”

Assim é, meu amigo! Aprende a gravar na pedra os favores que receberes, os benefícios que te fizerem, as palavras de carinho, simpatia e estímulo que ouvires. Aprende, porém, a escrever na areia, as injúrias, as ingratidões, as ofensas e as ironias que te ferirem pela estrada da vida.
Aprende a gravar, assim, na pedra; aprende a escrever, assim, na areia... e serás feliz.

Faça o seu melhor possível!

III Campori de Desbravadores da UNeB – Nascidos para Brilhar

banner

Por Átila Santos

Depois de 5 anos de espera, todo mundo desbravador já está sabendo do maior evento de desbravadores da União Nordeste Brasileira, que contará com aproximadamente 10.000 Desbravadores – o III Campore de Desbravadores da UNeB “Nascidos para Brilhar”.

Possuindo como tema central “Nascidos para Brilhar” o camporee da UNeB, além de resgatar as raízes dos desbravadores, reafirma nossa missão perante o mundo, brilhar"!

Este encontro será entre os dias 11 a 16 de fevereiro de 2010, onde além de ser histórico pela quantidade de participantes, será uma grande festa comemorativa dos 60 anos de Desbravadores no mundo e dos 50 anos de Desbravadores no Brasil. Uma data marcante, num evento imperdível e memorável, em uma das mais lindas cidades brasileiras – Natal, Rio Grande do Norte.

Parque de Exposições Aristofanes Fernandes, um dos
melhores do norte/nordeste do País.

mapa_parque

Mapa de localização do parque

Para realizar o sonho do III Camporee de Desbravadores da UNeB foi escolhido o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, localizado
na cidade de Parnamirim ao lado da capital do Rio Grande do Norte - a cidade de Natal. Você pode se perguntar: mas, por que no Rio Grande do Norte?
Aqui vão algumas explicações:

  • O Parque Aristófanes Fernandes é considerado o parque de exposições com a melhor infraestrutura do nordeste;
  • O local tem muitas árvores, consequentemente muita sombra para os Desbravadores;
  • As prefeituras de Parnamirim e Natal estão de portas abertas para nos receber;
  • Os dois Camporis anteriores contemplaram as regiões da Bahia e de Sergipe e no rodízio de geografias, Natal foi a escolhida;

Música oficial do Camporee – Baixe aqui

Na programação do Camporee, haverá um tempo reservando para que os clubes possam ver as belezas naturais da cidade de Natal e dos municípios vizinhos, mas alguns destes locais têm um custo para serem visitados.
A direção do Campori está negociando para conseguir preços super especiais para que nossos Desbravadores possam curtir a cidade de Natal.

natal03

Fortaleza dos Reis Magos, Natal – RN

19277325_1

Parque das Dunas, Natal - RN

Se você quiser saber mais informações como os eventos e outros detalhes acesse o site do camporee - www.camporinordeste.com.br.

É isso ai…