quinta-feira, 13 de maio de 2010

Preparando a fogueira ideal. Mas qual é a ideal?

abbimage1263yn


Como bom desbravador/escoteiro, a fogueira já faz parte do nosso sangue, mas você sabe qual tipo de fogueira que você está usando e para que serve? Se já sabe, que bom! Mas se não vamos aprender!

Pode ser um camping com todo o conforto ou um lugar selvagem, onde a emoção e o contato com a natureza são mais fortes a fogueira é um material indispensável.

Um dos itens mais importante num acampamento, depois claro da água é o fogo, pois ele lhe dará calor, segurança e a garantia de uma comida quentinha, mas mesmo assim, nunca se esqueça o ditado: “Quem brinca com fogo, pode se queimar.”

Sua aventura em um acampamento rústico terá sucesso se você puser a mão na massa e aprender a usar o fogo como companheiro. Ele o ajudará a ter comida gostosa, iluminará a roda de amigos aquecendo o bate-papo, e garantirá um sono quentinho e livre da presença de animais indesejáveis.

Existem muitos tipos de fogo. Os mais importantes são estes:

fogo9Fogo Caçador
Um dos melhores para cozinhar. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o vento e a mais estreita sendo usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrescente lenha quando for necessário. O uso de carvão também é apropriado. Os troncos verdes podem ser substituídos por grandes pedras ou tijolos adequadamente empilhados.

estrelaFogo Estrela
Nada melhor que fazer uma roda de amigos os redor deste fogo. É o fogo mais básico, e é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos ecos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. À medida que as pontas vão se queimando, é só empurrar a lenha mais para o centro.

fogo6Fogo de Conselho
Só pode ser usado na cerimônia do Fogo do Conselho, e de preferência não se deve usar combustíveis que não sejam naturais (mas em caso de emergência…). Esse fogo já era usado nas reuniões de índios.


linha

Fogo em Linha

Esta montagem de fogueira é pouco usada, pois e difícil iniciar o fogo.


trincheiraFogo de Trincheira
Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chão for duro, corte as bordas bem retas de modo que apóiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos bem verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo é ficar ao chão, o que deixa seu uso desconfortável.

fogo5Fogo Refletor
Para as noites frias, prepare este excelente aquecedor natural: construa uma pequena murada com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direção à muralha e não à barraca. Uma rocha ou barranco podendo também colocar-se papel alumínio na parede, para refletir luz e calor também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.

coneFogo em Cone
Características: dá bastante calor e as chamas sobem como um fio dando muita iluminação. Como os troncos são consumidos rapidamente, necessita de maior manutenção.
A base é um quadrado com 1 a 1,2m de lado, dispondo-se dentro dele numerosos troncos colocados em cone.

cama

Cama Rápida
Pode usar-se carvão. É baseado numa fogueira, utilizando uma forquilha, uma madeira verde e uma pedra. Usado para cozinhar quando não há muitas pedras por perto.

cerca

Cercadura de Pedra
Faz-se uma muralha de pedras, para impedir a ação do vento na fogueira. Depois põe-se 2 forquilhas com uma lenha verde, que servirá de sustentação da panela.

altar


Altar de Cozinha
É usado quando o solo está totalmente molhado. Podendo ser feito com pedras ou lenha verde. Sendo uma ótima fogueira para cozinha pois fica acima do chão, facilitando a vida do cozinheiro porque você não precisa se abaixar. Infelizmente não é muito utilizado pois é difícil de fazê-lo.

Agora é só escolher o melhor para a cituação e bom acampamento.

Sempre Alerta para Servir! Maranatha!

by:Thiago