segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Inclusão no Escotismo e Desbravadores: Nós também podemos!

untitled

Por Átila Santos

Não é muito comum em nosso meio encontrarmos pessoas com deficiências físicas, por muitas vezes pensarmos que elas não seriam capazes de participar das mesmas atividades que nós.

untitledMas com o objetivo de facilitar e estimular o convívio entre as pessoas
com deficiência e o Movimento Escoteiro, a UEB – União dos Escoteiros do Brasil em parceria com a INILEHU – Universidade Livre para a Eficiência Humana elaboraram uma incrível campanha com informações básicas de como se relacionar com pessoas com deficiência de forma correta e inclusiva.

Neste material é proposto informações significativas para uma melhor compreensão sobre uma pessoa com deficiência, pois compreender as necessidades específicas dessas pessoas é fundamental para o início de
um relacionamento harmonioso entre pessoas com diferentes hábitos,
comportamentos e necessidades, para isso é necessário ter em mente de que não é a diferença que determina a competência das pessoas. Considerando este ponto como princípio, as outras dificuldades serão superadas com naturalidade.

Nessa campanha está incluso além da cartilha também uma Multa Social para ser aplicada de forma amistosa a pessoas que estacionam em vagas para deficiêntes e 2 vídeos educativos muito bakanas.

Segundo o senso do IBGE (2000) 24,5 milhões ou 14,5% da população
brasileira apresenta algum tipo de incapacidade (limitação para atividade) ou deficiência, esse dado representa cerca de 25 milhões de pessoas.

Caso você queira participar, clique AQUI para pegar a cartilha e AQUI para pegar a multa social

Aproveite a leitura e siga as orientações sugeridas para incorporá-las no seu dia-a-dia e na do seu Grupo Escoteiro ou Clube de Desbravadores.

Assim, você estará contribuindo com a quebra de paradigma, mudança de valores e de conceitos para uma sociedade inclusiva.

Maranatha! Sempre Alerta para Servir!

Nenhum comentário: