Por Átila Santos
Para quem é afixionado por plantas e especialmente por orquídeas, esta ai uma especialidade muito bacana de ser conquistada pelos desbravadores.
Orquídeas são o foco de colecionadores em todo o mundo, que fascinam pessoas de todas as idades. Poucas plantas foram tão amadas quanto as orquídeas na história da humanidade quanto elas e poucas plantas na natureza conseguiram atingir uma gama tão variada de formas e cores quanto as orquídeas, desde in natura como por cruzamento.
Veja abaixo um exemplo de orquídea que já vem com seu inseto de fábrica
Orquídea Mosca - Ophrys insectifera
Essa maravilha da natureza trata-se da Orquídea Mosca - Ophrys insectifera, nativa da Europa e abundante em locais com solo alcalino.
Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais que vão esperando uma cópula, mas ao pousarem e notarem que inseto da planta é falso voam para outra, carregando o pólen da primeira. Como a segunda planta também é mimetista, proliferando assim espécie. Para aumentar suas chances de polinização, ela imita até o feromônio do inseto, os atraindo. fonte
Como as orquídeas variam muito, é natural que elas acabassem oferecendo toda sorte de formas curiosas.
Orquídea Fantasma - Polyrrhiza lindenii na América ou
Dendrophylax lindenii na EuroÁsia
Esta é uma orquídea epífita, ancorada em uma rede de grande massa emaranhada em uma árvore. É encontrada em altitude, florestas pantanosas no sudoeste da Flórida e Cuba, estando em extinção na natureza.
Outra orquídea muito estranha é a Orquídea Cara-de-Macaco ou Platanthera integrilabia.
Orquídea Cara-de-Macaco ou Platanthera integrilabia
Existem orquídeas das mais variadas e curiosas formas, cores e tamanhos.
Recentemente, foi descoberta a menor orquídea do mundo. A planta é do tamanho desta letra: O
As folhas da pequena flor são transparentes porque incrivelmente elas tem a espessura de uma única célula! A flor com menos de dois milímetros, foi descoberta por acidente, quando o pesquisador americano Lou Jost achou a flor no meio das raízes de uma outra flor, obtida na reserva ambiental de Cerro Candelaria nos Andes. fonte
Para efeito de contraste, a maior orquídea do mundo é a Grammatophyllum speciosum que pode alcançar facilmente os 900kg, sendo comum ultrapassar uma tonelada.
Quando madura esta planta gera dez mil flores. O pseudobulbo desta orquídea atinge cerca de três metros de diâmetro! Ela pode ser encontrada na Malásia, nas ilhas Salomão, Sumatra, Filipinas, Papua e na Nova Guiné. A maior planta desta espécie já descoberta foi em 1851 e ela atingiu duas toneladas de peso. Em altura, esta planta chega a três metros, e suas flores medem cerca de 10cm. Graças ao seu padrão, ela é conhecida popularmente como orquídea tigre. fonte
É isso ai…
Nenhum comentário:
Postar um comentário